Fondue: Conheça a origem

Fondue é uma palavra feminina que significa fundido ou derretido e é um prato que teve origem na suíça, inventado durante a Segunda Guerra, devido à impossibilidade dos camponeses das regiões montanhosas de buscar mantimentos nas cidades por causa do intenso frio e dos combates.

A saída mais simples para não passar fome foi utilizar um ingrediente que eles tinham de sobra: o queijo. Como eram produtores de leite, eles aproveitavam os restos de queijo para fazer um creme que ia ao fogo e no qual mergulhavam o pão, dando origem à nossa fondue.

Ao creme eles acrescentaram o Kirsch, uma bebida alcoólica à base de cerejas produzida na região. Além de saborosa, a nova comida era nutritiva e ainda funcionava para aquecer as noites frias das montanhas.

Porém, foi somente no final da década de 50 que o prato ganhou fama, quando o chef Conrad Egli, em Nova York, passou a servi-lo, a princípio como sobremesa, trocando o queijo pelo chocolate. E hoje é visto hoje como um prato refinado.

Mas, essa mudança de natureza não foi mero acaso, o preço elevado dos ingredientes hoje utilizados no seu preparo foi o que levou o prato das mesas dos camponeses para os festivais por toda a Europa.

Compartilhar:

Veja mais